Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Hábitos alimentares na adolescência




A formação dos hábitos alimentares é influenciada por diversos aspectos: fisiológicos, psicológicos, socioculturais e econômicos. Quando pequeno, o indivíduo se restringe basicamente à alimentação dos pais, porém, a partir do seu desenvolvimento sociocultural o indivíduo começa a ter suas próprias escolhas alimentares.
É nessa fase que o adolescente passa a pular as refeições mais importantes do seu dia. O café da manhã e o jantar. Isso faz com que seu rendimento escolar caia. No Brasil, existem estudos que demonstram que o almoço e o jantar são geralmente trocados por lanches. Os lanches e alimentos rápidos, na maioria das vezes são ricos em gorduras e carboidratos, e com essa alimentação não é possível suprir toda quantidade de nutrientes que devemos ter em um dia.
Os adolescentes, normalmente, são preguiçosos, o que acarreta uma alimentação facilitada, com o excesso de salgadinhos, bolachas, refrigerantes, comidas prontas. Além disso, grandes partes dos jovens não praticam atividade física.
Por conta de tudo isso, a dieta dos adolescentes costuma ser pobre em fibras, vitaminas e minerais. O cálcio é preocupante, pois está relacionado à formação de massa óssea, e a maioria dos jovens não consegue atingir nem um terço da recomendação diária. O ferro é muito importante principalmente para as meninas, devido às perdas menstruais, nos meninos é importante devido ao aumento da massa magra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário