Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nutrientes essenciais para manter a saúde em dia

Os nutrientes, como vitaminas e sais minerais, são indispensáveis no dia a dia, eles atuam como combustíveis para manter o organismo saudável e bem disposto. Quando um dos nutrientes fica em falta, o corpo avisa dando sinais de cansaço e vulnerabilidade às doenças como anemia, viroses e outras que atacam o sistema imunológico, quando nossa resistência está baixa. Para evitar a baixa resistência do corpo, é preciso ingerir os nutrientes em quantidades e tipo certo, que possibilite que as necessidades básicas de cada fase da vida sejam supridas. Nutrientes como cálcio, ferro, vitaminas A, C, E, e zinco são importantes em qualquer idade, mas em algumas fases da vida é preciso aumentar a ingestão  desses e de outros nutrientes, assim não prejudicando a saúde.
 

Nos adolescentes


O zinco se torna um mineral essencial no prato dos adolescentes. Forma parte das enzimas que participam da maioria das principais vias metabólicas. Ele é responsável pela maturação sexual na puberdade e pela regulação da produção de hormônios. O zinco é “peça chave” para o desenvolvimento sexual na adolescência. Sem ele, pode ocorrer uma deficiência de algum hormônio importante para a vida sexual dos jovens. O zinco é encontrado em alimentos como ostras, cereais integrais e carnes vermelhas.
O cálcio é outro nutriente fundamental nesta fase, devido à adolescência ser a segunda maior fase de crescimento, portanto, os jovens precisam de cálcio para que sua massa óssea se desenvolva. O cálcio é encontrado em leite e derivados como iogurtes, queijos, requeijão, coalhada e em verduras como couve e brócolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário